domingo, 5 de janeiro de 2014

O Treino do Momento.


O que é um treino pliométrico?
Para que serve o treino pliométrico?
Qual o objetivo do treino pliométrico?
Qual o perfil do praticante do treino pliométrico?

Estas são perguntas frequentes para treinadores, personal trainers e professores de musculação.

   Segundo (Sousa 2002 citado por Almeida e Rogatto, 2007) o termo pliometria vem do grego Plethyeien que significa maiores amplitudes no salto. Durante a década de 60 foi o médico professor Rodolfo Margaria, e referiu-se a (CAE), Ciclo de Alongamento e Encurtamento investigou que uma ação muscular concêntrica seria precedida de uma ação excêntrica gerando assim um nível de força maior que ação concêntrica.

   Assim o trabalho do professor Rodolfo Margaria, foi levado a NASA com o objetivo de encontrar uma solução da locomoção do homem em solo lunar (Zanon, citado por Garcia, 2003). 

   Não somente a NASA mais alguns treinadores soviéticos interessaram-se pelo (CAE) e a partir de 1966 Valdimir M. Zatsiorsky utilizou e aperfeiçoou como base para um programa de treinamento que potenciasse o aproveitamento do reflexo miotatico nas ações explosivas, denominado este trabalho de Pirometria. Na mesma época, Yuri Verkhoshanski treinador de atletas de salto soviético, dedicou seu interesse aos estudos onde lhe chamaram de pai da pliometria, destacou-se na maneira de melhor aproveitar a energia elástica acumulada pelo músculo.


   Então hoje a (CAE) Ciclo de Alongamento e Encurtamento é chamada de Pliometria, tornando se um método de treinamento para desenvolvimento esportista tais como Artistas de circo, Balé clássico, militares e unidades especiais, vários estudos em livros e artigos desenvolvidos no mundo todo, ressalta o rendimento do atleta como um todo.(Verkhoshanski, 2001).

   O treino pliometrico dependendo do objetivo a ser alcançado pelo praticante de alguma modalidade esportiva, vai melhorar o rendimento que envolva a valência física chamada potência, assim como é visto temas como: Potência no esporte; visto em revista livros e artigos.

   Segundo (Bompa, 2004) É um método de treinamento eficaz para ganho força-potência nos esportes, onde o sistema energético mais utilizado é a Creatine Fosfato, o gasto energético é bastante acentuado em curto período de tempo. Melhoram das capacidades de reação do sistema nervoso e sistema neuromuscular, exercícios estes que promove estímulos proprioceptores e neuromusculares com a intenção de facilitar o maior número de recrutamento muscular corpóreo num mínimo tempo de duração (Wilk e colaboradores1993, citado por Rossi e Brandalize em 2007).

   Os Exercícios envolvem saltos, com a intensão de produzir uma sobrecarga de ação muscular do tipo isométrica com grande tensão muscular envolvendo o reflexo estriamento muscular, desenvolvendo força explosiva em Saltos Horizontais, onde o individuo projeta-se pulando para frente, Saltos Verticais, Projetando-se pra o alto sem sair do lugar, Salto em Profundidade, este gera força reativa, o atleta cai de uma determinada altura e após o amortecimento da queda realiza outros saltos (McArdle,Katch e katch 2002, citado por Almeida e Rogatto, 2007).

   O objetivo geral de um trino pliometrico e o ganho significativo de força, principalmente nos membros inferiores não descartando os superiores, não generalizando como um método principal de ganho de força. Segundo (Fleck e Kraemer, 1999), um programa de 10 semanas totalizando 30 sessões, aumenta significativamente os ganhos de força nos extensores do joelho,  diminuindo o risco de lesão por esforço repetitivo.

   Segundo (Deslandes e colaboradores, 2003) o perfil do praticante de treinamento de pliometria deve ser saudável, sem históricos de lesões de cunho patológico e crônicos cardianos e atletas de alto nível.

   Por tanto, a mística forma de treinamento para ganhos de força esportiva, esta girando em torno do treino Pliometrico, atletas com o objetivo de ganhos de força para esportes em geral, estão buscando linhas e correntes de alto nível para melhorar seu desempenho atlético, mais vale ressaltar que é bem interessante o acompanhamento de um treinador ou um personal trainer para a orientação de boa qualidade com intuito de usufruir do rendimento ao máximo sem lesões.

Nenhum comentário: