quinta-feira, 1 de dezembro de 2011


Dores no joelho! pode ser condromalácia patelar.

    As dores de joelho pode ser causada por exercícios de esforço repetitivo com carga exagerada, postura errada das pernas ao sentar, subida de escadas, excesso de peso e etc. O indivíduo pode adquirir degeneração na cartilagem posterior da patela onde os principais sintomas podem ser :

1.DOR na região anterior do joelho(atrás da patela) ao subir e descer escadas ou mesmo ladeiras, aos exercícios físicos, ao levantar de uma cadeira, ao agachar-se e até mesmo ao manter o joelho flexionado por períodos prolongados;

2.CREPITAÇÃO E ESTALIDOS atrás da patela ao flexionar e estender o joelho, por varias vezes

3.EDEMA E DERRAME ARTICULAR que são ocasionados pelo acúmulo excessivo de líquido sinovial formado no processo inflamatório.

Condromalácia Patelar, também conhecida como síndrome da Patelo Femoral ou chamado antigamente de Joelho de Corredor consiste em uma patologia crônica degenerativa da cartilagem articular da superfície posterior da patela e dos côndilos femorais correspondentes, produz desconforto ao redor e atrás da patela. Pode ser comum em jovens e idosos.

As causas da condromalácia envolvem alterações de alinhamento da patela, que excursiona fora do local adequado. Tais alterações de alinhamento muitas vezes estão relacionadas à desequilíbrios da musculatura do quadríceps como a falta de trofia e encurtamentos musculares da região femoral.

A classificação da condromalácia patelar divide se em 4 (quatro) diferentes graus:

GRAU 1 : amolecimento da cartilagem

GRAU 2 : fragmentação e fissura da cartilagem em uma área menor ou igual à aproximadamente 1,5 cm (1/2 inch)

GRAU 3 : fragmentação e fissura da cartilagem em uma área maior ou igual à aproximadamente 1,5 cm (1/2 inch)

GRAU 4 : erosão da cartilagem com exposição do osso subcondral

O diagnóstico mais detalhado é feito, normalmente, através de um exame de ressonânciamagnética e em vários casos é recomendado o uso de anti-inflamatórios, fisioterapia e até mesmo cirurgia em casos mais graves. Aconselha-se um suplemento alimentar ou medicamento que tenha Glucosamina e Condroitina. A Glucosamina lubrifica toda a articulação e a Condroitina, sendo a substância componente dos Condrócitos (células presentes no tecido das cartilagens articulares) ajudará à regeneração da zona lesada. 
 
O tratamento pode ser, dependendo do grau cirurgia de reconstituição de cartilagem ou raspagem, fisioterapia ou musculação para fortalecimento do reto femoral do vasto lateral vasto medial e sartório e em alguns casos nutricional para fazer regeneração e reconstituição, sendo vedado o uso de musculação, onde envolva tensão patelar em exercícios de agachamento e leg-press. Esse tipo de trabalho muscular, deve ser feito minuciosamente por um Personal Trainer especialista em Medicina do Esporte ou Treinamento Desportivo.

Nenhum comentário: