domingo, 18 de setembro de 2011

Efeitos do Cortisol no Organismo Durante o Treino Físico Intenso.


Cortisol é um Hormônio naturalmente liberado pela glândula supra-renal do organismo, responsável pela estimulação junto ao hipotálamo em resposta ao stress.

O aumento desse hormônio em nosso organismo se dar através do stress da atividade física em sobre carga, este proporciona uma situação de catabolismo do tecido muscular quebrando a proteína, com efeito oposto do Testosterona, Insulina e Hormônio do Crescimento ( hGH ), fazendo com que os músculos fiquem menores.

Atividade de Musculação em sobrecarga com mais de 60 minutos ou corrida com freqüência cardíaca em 180 bpm, alta temperatura, stress mental e físico torna-se um poderoso catabólico com o nível de cortisol elevado. Assim propicia lesões, acumulo de gordura em diferentes áreas do corpo, hipoglicemia e diminuição do funcionamento metabólico.

O atleta de Musculação estando com pouco ganho de massa muscular, deve estar passando por Overtraining, já pelo processo de degradação celular, músculo estriado pelo treino intenso com freqüência  mais  de 60 minutos.


A Glutamina é uma aminoácido importante na síntese proteica, estando presente plasma no tecido muscular, essencial para atletas de musculação, é um ótimo bloqueador para o aumento de cortisol durante o treino, caindo na corrente sanguínea, evita a degradação muscular.

Portanto atividades física com freqüência cardíaca em 180 bpm e mais de 60 minutos, está contribuindo pra o aumento do hormônio cortisol no organismo, contribuindo pra que o rendimento do atleta não tenha bons resultados. E para reduzir este aumento ou até mesmo bloquear, é necessário usar glutamina para que seus resultados sejam almejados e não cair no overtraining.


2 comentários:

esporteeducacionalcef.blogspot.com disse...

Olá professor Wallace! Parabéns pela matéria e pelo blog, com certeza indicarei aos meus alunos (o blog) para fonte de pesquisa. Abraços e sucesso sempre!
profosmanirleite@hotmail.com

Osmanir Leite disse...

Olá professor Wallace! Parabéns pela matéria e pelo blog, com certeza indicarei aos meus alunos (o blog) para fonte de pesquisa. Abraços e sucesso sempre!
profosmanirleite@hotmail.com