domingo, 10 de julho de 2011

Saúde da Panturrilha.

   
   Panturrilha, gêmeos, gastrocnêmio ou conhecida popularmente como batata da perna: Está situada na região posterior da perna, entre a articulação do joelho e do tornozelo. A musculatura da panturrilha é dividida em gastrocnêmios medial e lateral, sóleo medial e lateral e tibial anterior.

Veja a foto.

   Poucos sabem que estes músculos são muito importantes para a vida, pois alem de proporcionar uma boa estética para um corpo sarado, manter seu corpo ortostático (manter em pé), serve também como um “segundo coração”, uma bomba venosa.
   Os gastrocnêmios servem como uma bomba venosa, onde faz um retorno venoso (retorna o sangue), para o coração.
   Segundo o Colégio Americano de Ciências dos Esportes: A panturrilha é responsável pelo retorno venoso ao coração de 3,5 Litros de sangue por dia.
   Diante da informação, devemos saber que doenças como má circulação pode ocasionar parada cardíaca, devemos tratar as panturrilhas com carinho, viver harmoniosamente com o motor que não descansa chamado de coração.
   Panturrilhas finas ou panturrilhas grossas, devem ser avaliadas pela a carga genética: Nesse caso se sua mãe e seu pai lhe proporcionar, tanto fina como grossa.
  Atividades como corrida com a ponta do pé e exercícios de hipertrofia (aumento do músculo) em academias de musculação, pode melhorar consideravelmente a saúde de sua panturrilha.
   A panturrilha é um músculo que pelo fator genético e treino não especifico, pode não haver uma hipertrofia desejada, pois é um músculo que no dia a dia vai estar em constante estresse, estando no estado isométrico (sempre contraído) e não tem o descanso devido para a hipertrofia muscular.

Portanto para tomar uma iniciativa para melhorar a saúde de suas panturrilhas, pense em primeiro lugar em você, e procure um profissional de Educação Física para instruir e montar um trino especialmente de acordo com seu biótipo genético, pois uma bom acompanhamento trará resultados benéficos para sua saúde e estética.


Nenhum comentário: