domingo, 12 de junho de 2011

O I.M.C serve pra mim?


  O I.M.C (Indice de Massa Corporal), tem como ênfase o objetivo de aferir o estado de obesidade populacional, onde essa medida do grau de obesidade de uma pessoa, pode ser analisada por uma simples formula de calculo matemático.
Através do cálculo de IMC é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura.

 Como calcular o IMC?
 Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado. O número que será gerado deve ser comparado aos valores da tabela do I.M.C, para saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.
Exemplo: Se Joãozinho pesa 60Kg e mede 1,67m, você deve utilizar a seguinte fórmula para calcular o IMC:
IMC = 60 ÷ 1.67²

IMC = 60 ÷ 1,67 x 1.67

IMC = 60 ÷ 2,78

IMC = 21,5



  Depois do resultado é só comparar sua classificação pela tabela abaixo.



   Depois de todo o processo, vale ressaltar que esse método de avaliação física IMC, não é adequado para atletas de alta performance, pois quem pratica musculação e possui percentual de gordura em 8%, massa magra de 80% e peso de 110 kg, o resultado do IMC será desajustado em sua classificação.

   Portanto o IMC deve ser aplicado em pessoas que possuem má alimentação, sedentarismo e obesidade. Daí fica o contraste para atletas de alta performance: E no meu entendimento não seria ideal aferir esse teste da avaliação física em atletas de alta performance em geral.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não conheço mais me disseram que é um professor bastante atualizado.
Agora vou ler sempre.